Lista / Casamento / Acontece / Misticismo / Sobre a Ilha / Com a palavra
 ACONTECE
Arquivo

Acontece
Ilha Ganhará Novo Hospital

Após anos de espera, enfim surge uma luz no fim do túnel, e as reinvidicações da comunidade serão atendidas.

Segundo nota publicada no Diário Oficial no último dia 21 de Setembro, a Secretaria de Saúde disponibilizou uma verba de R$18 milhões para a construção da nova unidade do Hospital Municipal Paulino Werneck, que deverá ter início no ano que vem.

De acordo com a diretoria do hospital, o prazo para a conclusão das obras é de 18 meses. Segundo eles, haverá 160 leitos, sendo 60 reservados para a maternidade, novos aparelhos, UTI e UTI neonatal. O local, uma área de 10 mil metros quadrados, ainda está em fase de estudo, mas poderá ser definido ainda esse ano.

Será uma grande vitória. Para se ter uma idéia, o Paulino Werneck, oferece hoje apenas 47 leitos, sendo 17 para a maternidade - contou a Dra.

Guilhermina Galvão, diretora da divisão médica do hospital. Na sua opinião, o melhor lugar para a construção do novo hospital seria num ponto da estrada do Galeão.

Na opinião de Alexandre Furlanetto,nascido e criado na Ilha do Governador e ex-secretário Municipal de esportes na gestão de Luiz Paulo Conde, o novo Paulino Werneck poderia funcionar somente como hospital geral, enquanto o antigo prédio deveria ser transformado numa maternidade com UTI neonatal e prestar atendimento exclusivo a gestantes, ao invés de tornar-se um posto de atendimento médico ou unidade de apoio.

Com relação à área para as novas instalações, acho a Estrada do Galeão um local perfeito. Mas é necessário que a CET-Rio faça um estudo sobre o impacto que isso poderia causar na via, que é a principal do bairro. O Cocotá também seria uma boa opção,já que é o centro da Ilha do Governador, por onde passam quase todas as linhas de ônibus locais – sugere Furlanetto.

Construído em Agosto de 1935 para ser um dispensário (lugar onde gratuitamente se trata dos doentes, dando-lhes remédios, alimentos, roupas, etc.) e atender ao pequeno número de habitantes da Ilha do Governador, na época, o atual Hospital Municipal Paulino Werneck já não tem mais condições de suprir a demanda do bairro, hoje com cerca de 300 mil habitantes. Nesses 66 anos, pouca coisa mudou. Os próprios médicos, com o apoio da comunidade, realizaram pequenas reformas no prédio e, junto à prefeitura, conseguiram adquirir alguns equipamentos, mas nada que resolvesse os problemas reais do Paulino Werneck, que hoje atende cerca de 450 casos por dia na emergência.
No início de 2000, os médicos da unidade iniciaram uma campanha pela construção de um novo hospital e lideraram um abaixo-assinado, enviado à prefeitura com mais de 30 mil assinaturas.

A participação da comunidade será fundamental nessa conquista - lembrou Alexandre Furlanetto.


........................................................................................................................
  [Enviar por e-mail]     [Imprimir]

CopyRight © 1997-2003 ILHA.COM.BR
Todos os direitos reservados.

Login:
Senha:


> Entrar

  • Me cadastrar!
  • Por que cadastrar?
  • Problemas?

  •  

    A Internet em banda larga ainda não é uma realidade em toda extensão da Ilha não chegando em todas as casas e escritórios. Quant

  • Penso em ter, mas é muito caro
  • Gostaria de adquirir este serviço
  • Já tenho Internet em banda larga
  • Não preciso deste tipo de serviço
  • Não conheço a respeito


  •           [Resultados]


    Enviar matéria

    Imprimir

     

    "A Ilha do Governador e um bairro com mais de 300 mil habitantes e com um comoplexo de entretenimento..."
    Por Guilherme (Gui_R... no fórum Lazer na Ilha.

    "Po, fala sério PDB! Como ja me disseram uma vez... a Ilha é que nem uma cidade pequena do interiorrr..."
    Por Caipira no fórum Lazer na Ilha.


    Warning: Unknown: write failed: Disk quota exceeded (122) in Unknown on line 0

    Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/tmp) in Unknown on line 0